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Âncora 2
NOVO EDIFÍCIO
BIOMÉDICAS
+ NOVO MASTERPLAN DO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Com foco na concepção do novo edifício da área biomédica, o projecto visa a preparação de um “Masterplan” dentro de um conceito geral de requalificação que englobe toda a Universidade e cumpra o objetivo de mudar a dinâmica de utilização do Campus.

 

A proposta é criar um sistema de circulação mais acessível e trazer unidade a todo o conjunto redefinindo a função dos espaços e com isso, transformar um lugar de passagem onde alunos e professores apenas vão de uma sala de aula para outra, em um ambiente de encontros capaz de gerar, troca, difundir ideias e preservar o conhecimento proporcionando um ambiente de convergência, integração e conexão.

O objecto da intervenção em questão é uma instituição de ensino católica, com 78 anos de existência, e alçada à condição de universidade em 15 de Dezembro de 1975. Seu primeiro curso superior foi o de Filosofia, Ciência e Letras e, ao longo de toda a sua existência, esteve ligada ao ensino e a pesquisa.

A Universidade está implantada no Rio de Janeiro em um terreno em declive com alguns desníveis bem acentuados. A implantação dos edifícios é feita em cotas diferentes e faz com que a circulação pelo campos seja um sobe e desce de rampas e escadas, o que acaba por ser difícil e desconfortável, principalmente nos dias de calor. A chegada ao campus faz-se pela passarela com escadas que há em frente ao terreno. As áreas externas só são explorados como espaços de passagem onde vê-se apenas um vai e vem de pessoas. Os prédios são independentes, seja na função ou na falta de unidade arquitectónica.

Os laboratórios de engenharia que possuem bastante recursos estão subaproveitados, poderiam ser usados pela arquitectura ou até mesmo por um curso de design de produtos, mas a maioria dos alunos desconhecem a existência. Todas instalações construídas no campus, a exceção do edifício principal, sofrem com o problema do calor sendo o problema mais agravado na torre ao fundo do terreno.

 

A Universidade chegou a ter 15 mil alunos e cursos como Arquitectura e Biologia sempre estiveram entre os melhores do país. Actualmente, após passar por dificuldades económicas e quase ter fechado, o campus oferece cerca 23 cursos de graduação, pós graduação e cursos de extensão em 5 áreas. Para o futuro, a direcção da instituição traça planos ousados que incluem a ampliação da formação na área biomédica.

MASTERPLAN

Âncora 3

CONECTIVIDADE,

        TROCA E

            CONVERGÊNCIA

CIRCULAÇÕES ARTERIAIS       

    VERTICAIS E HORIZONTAIS, 

                FÁCIL ACESSIBILIDADE

        CENTRALIDADES,

      PONTOS DE INTERESSE

                    E USO COMUM

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EDIFÍCIO 1

NOVO ANEXO NA COBERTURA: BIBLIOTECA E ESPAÇOS MULTIMÍDIA

5 IMAGENS

EDIFÍCIO 2

“RETROFIT” DA FACHADA, ACRÉSCIMO DE ELEVADOR PANORÂMICO, ACRESCENTANDO NOVOS COBOGÓS, BRISE SOLEIL VERTICAIS E HORIZONTAIS, APLICAÇÃO DE UMA CORTINA DE AÇO EXPANDIDO, ONDE A NOITE SERÃO FEITAS PROJECÇÕES. FOI UNIDO AOS DEMAIS EDIFÍCIOS ATRAVÉS DOS PLANOS VERDES DE CIRCULAÇÃO.

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EDIFÍCIO 6

“RETROFIT” DAS FACHADAS COM INCLUSÃO DE BRISE SOLEIL E CORTINA DE AÇO EXPANDIDO.

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Âncora 1

NOVO EDIFÍCIO

           BIOMÉDICAS

COM 5.536M2 FOI PROJECTADO A PARTIR DO APROVEITAMENTO DA ESTRUTURA EXISTENTE E AMPLIAÇÃO DOS DOIS ACTUAIS PRÉDIOS DE BIOLOGIA, O NOVO EDIFÍCIO ABRIGARÁ A NOVA ÁREA BIOMÉDICA DA UNIVERSIDADE. O PROJECTO TEM COMO BASE O CONCEITO DE CONEXÃO, INTERAÇÃO E ACESSIBILIDADE PROPOSTO NO MASTER PLAN, UTILIZANDO RECURSOS DA ARQUITECTURA BIOCLIMÁTICA PARA GARANTIR MAIOR CONFORTO INTERIOR E UNIFORMIDADE ARQUITECTÔNICA DO CAMPUS.

10 IMAGENS

PARA SUPORTAR A AMPLIAÇÃO DO CONJUNTO ESTRUTURAL EXISTENTE OS PILARES RECEBEM REFORÇO POR ENCAMISAMENTO, AUMENTANDO A SECÇÃO TRANSVERSAL ATRAVÉS DA ADIÇÃO DE ARMADURAS SUPLEMENTARES E BETÃO. O ANTIGO ELEVADOR É DEMOLIDO PARA DAR LUGAR A 2 NOVOS NO INTERIOR DO EDIFÍCIO. AS 3 VOLUMETRIAS EXISTENTES PASSAM A ESTAR UNIDAS E DIRETAMENTE LIGADOS, SENDO AS JUNÇÕES DAS LAJES FEITAS POR BARRAS DE TRANSFERÊNCIA.

5.536m2 BIOLOGIA, ODONTOLOGIA, BIOMEDICINA, PSICOLOGIA, FISIOTERAPIA,  EDUÇÃO FÍSICA, FARMÁCIA E NUTRIÇÃO.

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